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segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Delphi e POO - Noções Fundamentais

    O Delphi foi um dos primeiros a serem identificados como RAD (Desenvolvimento Rápido de Aplicações) que tem como características a geração do código em código de máquina. Os projetos feitos em Delphi são somente executáveis em ambiente Windows, mas existe o Kylix que desenvolve aplicações para Linux, este foi descontinuado e em seu lugar existe o projeto Lazarus que desenvolve aplicações para Linux, Windows, OS/2, Mac OS tradicional, Mac OS X, ARM, BSD, BeOS, DOS e mais ambientes. O Delphi tem como características a Programação Orientada a Objetos e a Programação Orientada a Eventos e, lembre-se que a POO contém a POE, mas a POE não contém POO e que um objeto pode existir mesmo que não exista nenhum evento associado a ele, mas um evento não pode existir se não houver um objeto a ele associado.

Alguns conceitos básicos da orientação a objetos:
Classe: Uma classe descreve os atributos que seus objetos vão ter e as funções que podem executar.
Objeto: Um objeto é uma estrutura modular que faz parte de um
produto. Todo objeto pertence a uma classe.
Instância: É o objeto em si.
Propriedades: Características do objeto.
Encapsulação: É um mecanismo interno do objeto que é escondido do usuário.
Herança: Um objeto na maioria das vezes herda atributos e ações de outros já existentes. Uma sub-classe(o objeto novo) possui todos os atributos e operações da super-classe, ela pode acrescentar alguns atributos e métodos e também redefinir alguns métodos da super-classe mas não pode de maneira nenhuma retirar alguma propriedade da super-classe.
Poliformismo: Indica a capacidade de um objeto assumir várias formas (permite
que você referencie propriedades e métodos de classes diferentes por meio de um mesmo objeto).
Exemplo Geral: A classe das Janelas descreve o tamanho, formato, funcionalidades, etc. de uma Janela, a janela é um objeto de uma casa e a casa pode possuir várias instâncias da classe janela, as propriedades da janela são: o modelo, tamanho, abertura simples ou dupla e uma pessoa pode abrir uma janela girando a tranca sem precisar saber o que há dentro dela (encapsulação). Uma janela basculante herda atributos das janelas e das persianas (herança) e O comando “abre”, por exemplo, faz um objeto entrar em ação, seja ela uma janela, uma porta ou uma tampa de garrafa (Poliformismo).



Abas (Paletas) de Componentes
    Cada imagem contida nas abas faz referência a um componente que tem uma certa funcionalidade e pode ser colocada no Formulário. Exemplos de funcionalidades: TLabel: Exibir texto imutável; TComboBox: Exibir diversas opções para escolha; TEdit: Exibir uma caixa de texto que pode ser mudada.
Abas:
- Standard: É a mais usada pela maioria dos usuários e contém componentes como Button(botões), Edit(Caixa de texto), Label(texto estático) e muitas outras.
Outras abas do Delphi: Additional, Win32, System, Data Access, Data Controls, dbExpress, BDE, DBGO, Interbase, WebServices, InternetExpress, Internet, DataSnap, WebSnap Decision Cube, Dialogs, Win 3.1, Samples, ActiveX, COM+, Indy Clients, Indy Servers, Indy Misc, Servers e se eu esqueci algum posta ai nos comentários.


Eventos, Métodos e Propriedades
- Eventos: Evento são ações que normalmente são feitas pelo usuário e reconhecidas pelo programa. Existem eventos associados ao Formulário (Form) e a cada componente inserido nele.
Lista de eventos que estão associados ao Form e aos componentes:
- OnClick: ocorre quando o usuário clica o objeto.
- OndblClick: ocorre quando o usuário da um duplo clique.
- OnKeyDown: ocorre quando o usuário pressiona uma tecla enquanto o objeto tem foco.
- OnKeyUp: ocorre quando o usuário solta uma tecla enquanto o objeto tem o foco.                                            
- OnKeyPress: ocorre quando usuário da um clique numa tecla ANSI.
- OnMouseDown: ocorre quando o usuário pressiona o botão do mouse.
- OnMouseUp: ocorre quando o usuário solta o botão do mouse.
- OnMouseMove: ocorre quando o usuário move o ponteiro do mouse.
Rotinas: Para um evento ocorrer é gerada uma procedure pelo próprio Delphi, que é, por exemplo, “Procedure TFormX.ButtonXClick(Sender: Tobject);” neste exemplo o evento OnClick está associado ao objeto ButtonX que está no Form1


- Propriedades: Uma propriedade representa um atributo de um objeto. No Delphi tudo listado no Object Inspector são propriedades e em um evento as propriedades podem ser mudadas com a sintaxe: <componente>.<propriedade> ;  você pode alterar o texto que está em um label e em um Edit assim: Edit1.text := ‘texto’; Label1.Caption := ‘texto’; e se o componente tiver sub-propriedades utilize a sintaxe: <componente>.<propriedade>.<subpropriedade>.

- Métodos: Procedures ou funções que já vem com os componentes e formulários e podem ser chamados por um evento com a sintaxe: <objeto>.<método>; exemplo: form1.hide;



Fim de Artigo. Com esse artigo você começará a entender os conceitos fundamentais da Linguagem/IDE e da Orientação a Objetos

Um comentário:

daevidicke disse...

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