Site Meter
Inscreva-se:

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Delphi e Pascal - Um pouco sobre

    Olá, meu nome é Victor Oliveira Costa e criei esse Blog com o intuito de ajudar os leitores com dicas e artigos relacionado a Programação. Começarei com uma postagem falando sobre Pascal e Delphi. Sem mais enrolamento vamos ao post. 

    Delphi é uma IDE que utiliza a linguagem de Programação Object Pascal (derivada do Pascal) e é pré requisito aprender Pascal antes de Delphi então eu fiz o upload de um livro de programação em Pascal (no final do post).


    A linguagem Pascal foi criada por Niklaus Wirth em 1970 que deu esse nome à linguagem em homenagem ao matemático Blaise Pascal. É uma linguagem estruturada (forma dominante de criação de softwares anteriores à chegada da Programação Orientada a Objetos). Também é muito utilizada em Olimpíadas de informática juntamente com C e C++.



    A IDE Delphi é largamente utilizado, tanto para programas "caseiros" quanto para programas comerciais que podem envolver bancos de dados e rotinas complexas. A plataforma do Delphi é Windows mas existe o Lazarus que é um projeto feito para ser o mais idêntico com o Delphi quanto possível e ainda por cima suportar plataformas como Linux, Mac OS e muitas outras.




    Pronto, acabei o primeiro artigo do Blog que dá uma noção Básica sobre Delphi e Pascal (lendo o livro terá mais que noções teóricas em pascal).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PrograMakers