Site Meter
Inscreva-se:

sábado, 6 de agosto de 2011

Delphi - Como Utilizar Skins

O Alpha Controls é um componente para utilzar Skins do Delphi pago mas possui uma versão gratuita e é essa que postarei pra vocês.

O que é Skin?
"Skin ou Pele é um visual alternativo dado a um programa computacional. Dessa forma, todo software tem seu visual padrão e pode, se houver um suporte para isso, permitir que sua aparência seja alterada por meio de skins pré-construídos." Wikipedia

Preview usando a Skin Tv-b (uma das minhas favoritas):






Tutorial de Instalação:
- Extraia o arquivo .Zip para alguma pasta de sua preferência e verá que existem várias pastas correspondentes a várias versões do Delphi.

- Abra a pasta correspondente à sua versão do Delphi. (A minha é D7 já que eu uso o Delphi7)

- Abra o Delphi e vá em Tools > Environment Options...


-  Selecione a aba "Library" e em "Library Path" aperte no "..."


- Já em Directories aperte denovo no "..."


- Selecione a pasta que corresponde ao seu delphi dentro da pasta Alite ( o meu é D7 por conta de eu usar Delphi7)


- Clique em "Add" e confirme tudo até sair da "Environment Options"


- Saia do Delphi e se for questionado sobre salvar alterações clique em não

- Abra a pasta correspondente ao seu delphi que fica dentro da pasta Alite e verá dois arquivos chamados acntDX.dpk e acntDX_R.dpk (Sendo X a versão do seu delphi)


- Abra o acntDX.dpk com o delphi e clique em Compile


- Feche o Delphi (Se perguntar se quer salvar clique em não) e Abra o acntDX_R.dpk pelo Delphi e Clique em Install


- Feche o Delphi (Se perguntar se quer salvar clique em não), Abra denovo e na ultima aba de lá >>>>>>>>>> estará a aba do alphacontrols!


- Copie a pasta "skins" dentro da Alite para algum local de fácil acesso ( "C:\skins" por exemplo)


Tutorial de Uso:

- Adicione um sSkinManager e um sSkinProvider no Form


- No ObjectInspector altere a propriedade "Active" do sSkinManage para False e em "Internal Skins" clique no "..." e depois clique em "Add New" e procure pela pasta Skins e selecione a skin desejada.


 - No ObjectInspector altere a propriedade "Active" do sSkinManage para True

OBS¹: Após realizar o processo, quando for usar só precisa repetir a parte do Tutorial de Uso
OBS²: Como o link de download é do site oficial suponho que não precise de Scan 


Fim de Tutorial... Qualquer dúvida é só comentar!

8 comentários:

Assi Sales disse...

Que me dera entender essas tecnologias! Adoro esses recursos, mas... Bem feito por eu ser tão jegue!

Victor Costa (vctrop) disse...

Você não é "jegue"...
Não se aprende nada parado, e por isso você não entende!
A internet está ai pra quem quiser...
Se desejar aprender Pascal/Delphi pode me adicionar no MSN >> victor-o.c@hotmail.com;

Lucas F. disse...

VctroP~, incrível seu blog/posts.
Então, curto muito programação mas ainda sou BEM iniciante. Tenho uma noção básica de como funciona a programação, mas não sei programar em nenhum tipo de linguagem ainda. Meu interesse era aprender Delphi. Apesar de ter o curso de 1500 paginas e o compilador (tudo na mão para aprender) eu não tenho 'saco' para ficar lendo lendo e lendo mais um pouco. Pois acho que se aprende mesmo na prática, e eu só estou vendo a teoria. Então caro VctroP~ se puder me aceite como seu discípulo xD. Muito legal seu blog, e sua iniciativa de ajudar os outros. Parabéns !

Lucas F.

Unknown disse...

o componente é free? isto é, não expira?

Victor Costa (vctrop) disse...

@Lucas F: Para aprender é só ter vontade... ainda mais com a internet ai! Ora, ora como se eu fosse tanta coisa assim pra ter discipulo.

@Renan Cavalieri: Sim, mas somente na versão Lite (a do post).

LeU disse...

Brother, gostei do seu empenho e conhecimento, mesmo aparentando ser tão novo!

Tenho um blog, em que conto minha vida como estudante de Engenharia da Computação, acho que pode te interessar... e quem sabe, se você tiver a idade que estou pensando... pode até participar da OBI e da IOI. Entra em contato...

Engenheironerd.blogspot.com

Victor Costa (vctrop) disse...

Com certeza me interesso!
E se a idade que estiver pensando é 15 então acertou. Entrarei agora mesmo no seu blog.
Como faremos para manter contato?

tdmsistemasweb disse...

Parabéns pelo blog, vou deixar aqui o link para este site onde artigos relacionados a internet são postados toda a semana.
tdmsistemasweb.com.br

Postar um comentário

PrograMakers